1º workshop
No dia 30 de outubro de 2017 foi realizado o I Workshop do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do IBICT O evento marcou a fundação do LarHuD – Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do IBICT em parceria com a UFRJ.
Estiveram presentes: Ricardo Pimenta (IBICT), Marcia Cavalcanti (USU), Liz-Rejane Issberner (IBICT), Marcos Cavalcanti (COPPE-UFRJ), Sarita Albagli (IBICT), Fabio Gouveia (FIOCRUZ), Renan Marinho (CPDOC/FGV), Josir Cardoso (IBICT), Marco Schneider (IBICT), Arthur Bezerra (IBICT), Paulo Castro (ECO-UFRJ), Marcelo Fornazin (UFF; PPGCI/IBICT-UFRJ), Fernanda do Valle (IBICT), Roberto Bartholo (COPPE-UFRJ), Monica Machado (ECO-UFRJ), Ilana Strozenberg (ECO-UFRJ), Ivana Bentes (ECO-UFRJ), Marcella Albaine (UNIRIO), Marcos Novais (IBICT-Brasília).
O Workshop teve como objetivo apresentar o laboratório como um lugar cujas muitas portas estão abertas à ação colaborativa e como um ponto de convergência/colimação de interesses conjuntos. Um canal de diálogo entre campos disciplinares diversos: Ciências Sociais, História, Antropologia, Letras, Comunicação, Arquivologia, Biblioteconomia, Computação, Engenharia de Produção, Ciência da Informação entre outras. A proposta é pela transdisciplinaridade contínua.

Com uma agenda propositiva inicial de cursos e oficinas, pensamento crítico, ações em ambiente wiki, produção do conhecimento em perspectiva tecno-cientifica e pública, visando a ciência aberta enquanto política de C&T, análise de redes sociais, desenvolvimento de ferramentas e de glossários, há muito o que fazer nos próximos meses.
Entre os primeiros objetivos elencam-se:
- desenvolver projetos que se insiram no contexto tecnopolítico brasileiro, uma vez que o tema Humanidades Digitais já floresce no exterior. A área é recente, considerada transdisciplinar e, por isso, apresenta múltiplas questões de pesquisa.
- ser em rede, aberto, colaborativo, independente de departamentos.
- construir maior integração com a sede do IBICT, em Brasília, responsável pela parte administrativa e tecnológica do instituto e ligada diretamente ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
- produção de um glossário bilíngue da área de Humanidades Digitais, em plataforma wiki, incluindo relatos de usos de ferramentas disponíveis. A finalidade desses relatos é ampliar o entendimento sobre termos técnicos e aplicações.