Maenduar
[Projeto de pesquisa do Larhud/IBICT]
Maenduar em tupi significa "lembrar". O repositório Maenduar, criado pelo LARHUD é um repositório institucional (IBICT) dedicado a dados de pesquisa em Humanidades Digitais e Humanidades.
O repositório abarca a produção dos integrantes e parceiros do LARHUD e se estende ao espaço público enquanto repositório de depósito público.
Pesquisadores, professores, estudantes ligados a quaisquer instituições poderão depositar seus dados de pesquisa, entendendo que Maenduar se torna a partir dessa ação um repositório público, nacional, dedicado à produção do conhecimento em Humanidades em face do desenvolvimento da cultura digital em todos os âmbitos do mundo social.
Inicialmente, nossa produção acadêmica, datasets e programas fontes estiveram armazenados no Repositório Zenodo do CERN. para acessá-lo clique aqui.
Mas Maenduar é mais. É memória, é informação, são dados, da cultura, da política, da cena socioeconomica, da diversidade de raça, gênero e credo, tecnológica brasileira. É decolonial e é produzida e mantida aqui, por nós, desde o Sul Global.
Para acessar o Maenduar clique na nossa logo abaixo:
PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITOS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Tanto o desenho do Portal e seus logotipos, nomes de marcas e outros sinais distintivos que nele aparecem, pertencem ao Laboratório de Humanidades Digitais ou entidades colaboradoras e são protegidos pelos direitos de propriedade intelectual e industrial correspondentes.
Já o código fonte do portal e de todos os softwares compartilhados no Maenduar são regidos por licenças GPL 3.0.
Por fim, todos os dados, relatórios e documentos disponibilizados no repositório estão sob a licença Creative Commons e podem ser copiados livremente contanto que seus autores sejam citados apropriadamente.