Webrecorder
Conifer (antigo Webrecorder) é uma ferramenta de uso gratuito para arquivar dinamicamente páginas na web, no próprio navegador, por qualquer pessoa. É capaz de arquivar as páginas e os produtos resultantes das interações. Foi desenvolvido como projeto open-source através da Rhizome, organização do New Museum responsável pela preservação e promoção novas artemídias, com financiamento pela Andrew W. Mellon Foundation. Pesquisas adicionais foram realizadas pela Knight Foundation e pelo Institute of Museum and Library Services. Em 2014 surgiu como Webrecorder, mas em 2020 foi renomeado para Conifer.
Criação
Sua criação é justificada pelo seu foco na coleta e arquivamento de mídias sociais, conteúdo audiovisual e outros conteúdos dinâmicos, indo além do arquivamento de páginas estáticas. Webrecorder surge com a tentativa de tornar acessível aos usuários individuais ou coletivos sociais que dificilmente teriam acesso a esse tipo de serviço.
O "symmetrical web archiving" utilizado pela ferramenta é capaz de capturar recursos interativos do site porque usa-se o mesmo software para gravar e executar o conteúdo do site. Mais precisamente, para gravar e dar "play", e é dessa função que provém o nome Webrecorder (gravador da web). Como não é um crawler, ele possibilita o arquivamento do ponto de vista usuário, gravando os recursos engatilhados durante a gravação, como Javascripts complexos e elementos dinâmicos.
"Do ponto de vista técnico, isso ocorre porque no sistema de re-escrita usado pelo Webrecorder, a página correspondente a um URL particular é re-escrita de forma que ao atravessar a ferramenta, o prefixo Webrecorder.io/record é adicionado, causando a gravação da página. Para executar a gravação, a mesma infraestrutura do mesmo código é utilizado, exceto que há uma troca para o prefixo Webrecorder.io/replay, permitindo o funcionamento exatamente da mesma forma, do ponto de vista do browser e do usuário. Contudo, no back-end, o Webrecorder carrega uma página de um arquivo-fonte a partir de um arquivo WARC, ao invés de carregar o site de fato"
De acordo com Morgan McKeehan, a forma que ocorre o arquivamento, faz com que o conteúdo seja preservado e replicável no futuro. Caso ocorra a obsolescência de alguma tecnologia ou navegador, é possível recorrer aos recursos de emulação da ferramenta. Isso permite que as páginas sejam acessadas de acordo com os requisitos tecnológicos da época em que foram construídas. As páginas arquivadas podem ser visualizadas offline através de um aplicativo para desktop para os sistemas operacionais Windows, OSX e Linux. É possível criar coleções de páginas arquivadas como um usuário logado, não comprometendo a privacidade já que as informações não são disponibilizadas. No entanto, tornar as coleções acessíveis publicamente caso seja de interesse do usuário é também um recurso oferecido. Todos os arquivos criado podem ser baixados dentro do padrão ISO designado para o formato de arquivo WARC.
Como usar
Guia para o usuário
- Insira um URL no campo designado para gravação do link "URL to record"
- Clique no botão de gravação, localizado no lado direito da caixa do URL.
- Interaja com a página gerada para que a ferramenta grave o conteúdo mostrado. Para coletar áudio ou vídeo, aperte play para que sejam carregados no navegador.
- Continue a navegar pelas páginas que pretende arquivar. Cada página visitada será incluída na sessão de gravação - você estará coletando os conteúdos de cada página visitada mas não irá obter, automaticamente, páginas que estão linkadas onde você navega.
- Para finalizar, passe o mouse no botão de "Recording" [gravando] no canto superior esquerdo da tela até que mude para "Stop" [pare] e, então, clique no botão.
- Sua captura será navegável através do modo replay. Perceba que o que foi coletada não será executado como uma gravação, mas será uma cópia interativa das páginas que você capturou.
- Se você estiver logado, essa coleção será salva na sua conta. Você pode logar para salvar a coleção depois de criá-la. Caso não esteja logado, você ainda pode baixar sua coleção por um período de tempo limitado (aproximadamente 90 minutos depois da gravação).