Zotero

De LARHUD
Revisão de 17h26min de 2 de julho de 2018 por Lucianaflau (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

[ZOTERO][1]

É um software de gerenciamento de referências bibliográficas, gratuito e em código aberto, criado no ano de 2006, é desenvolvido pela Universidade de George Mason.


Funcionalidades

- Permite criar e organizar biblioteca pessoal de referências de acordo com temática de interesse;

- Cria instantaneamente referências e bibliografias para qualquer processador de texto, de acordo com a normas bibliográficas (ABNT, Vancouver, APA e etc.);

- Armazena referências e textos completos na biblioteca pessoal; - Cada uma dessas referências constitui um item que podem ser livros, artigos e relatórios a páginas da Web, obras de arte, filmes, cartas, manuscritos, gravações de som, contas, casos ou estatutos, entre muitos outros;

- Possibilita criação de anotações e palavras-chave sobre os textos lidos, que podem facilitar a escrita do trabalho;

- Detecta automaticamente pesquisas na web;

- Permite compartilhamento de referências bibliográficas com outros pesquisadores;

- Cria grupos de discussão para trabalho colaborativo;

- Sincroniza opcionalmente os dados de pesquisa entre dispositivos e em qualquer navegador na Web (necessário criar conta), mantendo informações e dados do processo de pesquisa atualizados;

- Observa-se que a criação de conta é necessária para sincronização de documentos e para trabalhar junto com colegas nas nuvens.


Instalação

- O Zotero pode ser instalado nas plataformas Windows, Mac e Linux.

- As atualizações ocorrem de forma automática, por padrão ou pode-se verificar a atualização no menu Ajuda em Buscar atualizações e instalar nova atualização sobre a versão existente sem perder nenhum dado.

- Conectores no navegador detecta automaticamente o conteúdo enquanto navega na Web e permite que você salve-o no Zotero com um único clique. Possui conectores para os navegadores Chrome, Firefox e Safari.

- Plugins - diversos plugins foram criados pela comunidade de usuários. Para conhecer os plugins e instalar no computador acesse a página (https://www.zotero.org/support/plugins) e para instalação em celular acesse (https://www.zotero.org/support/mobile). 1L.png


Visão do programa 2L.png


1ª Coluna - Coleção de referências, pastas criadas pelo usuário (Biblioteca de coleções).

2ª Coluna - Lista de referências que estão dentro da coleção (pasta) selecionada. (Observação arquivos com anexos, apresentam uma marcação em azul, abaixo do ícone clips.).

3ª Coluna - Informação de cada referência selecionada. Observa-se que os campos (metadados) estão preenchidos na aba Informações - qualquer erro na referência deve ser corrigido nesta aba.


Configuração/personalização

Para iniciar a configuração é necessário ir em Editar e Preferências 3L.png


No botão Sincronização na aba Configurações será necessário incluir o nome do usuário e senha utilizados no cadastro do site do Zotero, para sincronizar arquivos nas nuvens e realizar trabalhos colaborativos. 4L.png


No botão Citação (Estilos) caso queira o padrão da ABNT, clicar em Obter estilos adicionais, pesquisar por ABNT e selecionar. 5L.png


Caso utilize outros formatos de referências, basta pesquisar, o Zotero possui 8,000 de estilos de referências. 6L.png


Ainda no botão Citação clicar na aba Processadores de texto, selecionar o processador de texto que utilizará e instalar o suplemento. 7L.png Marque Utilizar a caixa de diálogo de adição para facilitar a adição de citações e referências nos processadores de texto.


No botão Exportação em Formato padrão selecionar o formato ABNT e clique em OK. 8L.png