Zotero
[ZOTERO][1]
É um software de gerenciamento de referências bibliográficas, gratuito e em código aberto, criado no ano de 2006, é desenvolvido pela Universidade de George Mason.
Funcionalidades
- Permite criar e organizar biblioteca pessoal de referências de acordo com temática de interesse;
- Cria instantaneamente referências e bibliografias para qualquer processador de texto, de acordo com a normas bibliográficas (ABNT, Vancouver, APA e etc.);
- Armazena referências e textos completos na biblioteca pessoal; - Cada uma dessas referências constitui um item que podem ser livros, artigos e relatórios a páginas da Web, obras de arte, filmes, cartas, manuscritos, gravações de som, contas, casos ou estatutos, entre muitos outros;
- Possibilita criação de anotações e palavras-chave sobre os textos lidos, que podem facilitar a escrita do trabalho;
- Detecta automaticamente pesquisas na web;
- Permite compartilhamento de referências bibliográficas com outros pesquisadores;
- Cria grupos de discussão para trabalho colaborativo;
- Sincroniza opcionalmente os dados de pesquisa entre dispositivos e em qualquer navegador na Web (necessário criar conta), mantendo informações e dados do processo de pesquisa atualizados;
- Observa-se que a criação de conta é necessária para sincronização de documentos e para trabalhar junto com colegas nas nuvens.
Instalação
- O Zotero pode ser instalado nas plataformas Windows, Mac e Linux.
- As atualizações ocorrem de forma automática, por padrão ou pode-se verificar a atualização no menu Ajuda em Buscar atualizações e instalar nova atualização sobre a versão existente sem perder nenhum dado.
- Conectores no navegador detecta automaticamente o conteúdo enquanto navega na Web e permite que você salve-o no Zotero com um único clique. Possui conectores para os navegadores Chrome, Firefox e Safari.
- Plugins - diversos plugins foram criados pela comunidade de usuários. Para conhecer os plugins e instalar no computador acesse a página (https://www.zotero.org/support/plugins) e para instalação em celular acesse (https://www.zotero.org/support/mobile).
1ª Coluna - Coleção de referências, pastas criadas pelo usuário (Biblioteca de coleções).
2ª Coluna - Lista de referências que estão dentro da coleção (pasta) selecionada. (Observação arquivos com anexos, apresentam uma marcação em azul, abaixo do ícone clips.).
3ª Coluna - Informação de cada referência selecionada. Observa-se que os campos (metadados) estão preenchidos na aba Informações - qualquer erro na referência deve ser corrigido nesta aba.
Configuração/personalização
Para iniciar a configuração é necessário ir em Editar e Preferências
No botão Sincronização na aba Configurações será necessário incluir o nome do usuário e senha utilizados no cadastro do site do Zotero, para sincronizar arquivos nas nuvens e realizar trabalhos colaborativos.
No botão Citação (Estilos) caso queira o padrão da ABNT, clicar em Obter estilos adicionais, pesquisar por ABNT e selecionar.
Caso utilize outros formatos de referências, basta pesquisar, o Zotero possui 8,000 de estilos de referências.
Ainda no botão Citação clicar na aba Processadores de texto, selecionar o processador de texto que utilizará e instalar o suplemento.
Marque Utilizar a caixa de diálogo de adição para facilitar a adição de citações e referências nos processadores de texto.
No botão Exportação em Formato padrão selecionar o formato ABNT e clique em OK.
Uso e funcionamento
Criação de coleções