Annotation Studio

De LARHUD
Revisão de 22h10min de 1 de julho de 2018 por Rita paiva (Discussão | contribs) (Criou página com 'ANNOTATION STUDIO APRESENTAÇÃO O Annotation Studio é um aplicativo da Web de fácil uso que permite aos usuários escrever anotações nas margens de textos digitais. Atu...')

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

ANNOTATION STUDIO

APRESENTAÇÃO

O Annotation Studio é um aplicativo da Web de fácil uso que permite aos usuários escrever anotações nas margens de textos digitais. Atualmente em desenvolvimento pelo HyperStudio da MIT constitui um conjunto de ferramentas para anotações colaborativas na Web,. É gratuito e construído de forma colaborativa por educadores de humanidades para outros educadores de humanidades sendo apoiado por Subsídios de Inicialização e Implementação de Humanidades Digitais do National Endowment for the Humanities e é baseado no excelente anotador de acesso aberto da Open Knowledge Foundation. Nas últimas décadas a mudança em grande escala de textos impressos para formatos digitais tornou a anotação difícil para muitos leitores. O Annotation Studio envolve ativamente os alunos na interpretação de textos literários e outros documentos de humanidades e suporta a anotação multimídia de textos, permitindo que os alunos anotem fontes de vídeo, imagem e áudio. Também estimula a leitura, fortalecendo a compreensão e a memória do aluno, promovendo a leitura ativa, na qual os alunos irão descobrir, anotar, comparar, amostrar, ilustrar e representar. Integra uma série de ferramentas com uma interface de fácil uso. Este aplicativo promove habilidades humanísticas como pensamento crítico e escrita persuasiva associada a conhecimentos em novas mídias.

CARACTERÍSTICAS

Apoiada pelo subsídio de uma start-up NEH, esta ferramenta inclui anotações de multimedia de textos escritos, agrupando imagens, audio e vídeos aos textos , anotações multi-textuais onde uma única anotação pode ser ligada a múltiplos textos, compartilhamento de anotações com outros estudantes ou grupos, agrupamento de anotações identificadas por nomes ou tipos facilitando a interpretação e desenvolvimento de argumentações. O Uso de filtros em textos e anotações permitem sistema de busca avançada e através de marcações no texto (tags) permite a criação de taxonomias (folksonomias). Desta forma permite aos estudantes explorar textos literários através de fontes, edições e adaptações ajudando-os a aprimorar habilidades usadas por humanistas profissionais.

DESCRIÇÃO TÉCNICA:

O Annotation Studio é um aplicativo da Web de acesso aberto, baseado em tecnologias avançadas de design e desenvolvimento de web design. Para o navegador do usuário, é apresentada uma interface de usuário rica, escrita inteiramente em HTML, CSS e Javascript. No servidor, a mais recente estrutura Ruby on Rails acelera o desenvolvimento e está hospedada na "Plataforma como serviço" da Heroku, que aprimora e acelera a implantação e o dimensionamento. Todo o gerenciamento de usuários, grupos e organização de documentos é construído em Ruby on Rails. Os dados de anotação são armazenados no banco de dados MongoDB, por meio de uma API REST gravada em Node.js. O editor do Anotador foi construído em Javascript pela Open Knowledge Foundation; O ambiente de anotação usa o Backbone.js para fornecer exibição de dados do usuário e navegação. O Annotation Studio será utilizável na maioria dos dispositivos móveis no futuro próximo.

HISTÓRICO

As anotações têm uma história que remonta a milênios. Escrever em livros deixa marcas do progresso de um leitor, sua interpretação. Os leitores interagem com seus livros de diferentes maneiras seja através de post-its ou de dobraduras de páginas, por exemplo, marcando passagens de seu interesse. A organização pessoal é uma forma alternativa de acessar o texto, dando ao mesmo um aspecto subjetivo de uma organização mais pessoal do que a taxonomia predefinida do índice.

USABILIDADE

Com design inovador e simples não requer treinamento especial, tornando-o uma ferramenta valiosa para além do uso pedagógico. Alguns exemplos de seu uso seriam na organização e anotação em grandes coleções de textos, permitindo que se mantenha as pesquisas em uma única interface facilmente pesquisável;em bibliotecas e museus para exibir textos significativos de coleções ou criar arquivos digitais, e depois convidar os para anotar e marcar esses textos ou na criação de novas comunidades digitais, através de grupos de leitura compartilhando suas respostas pessoais com o mundo. Atualmente, o Annotation Studio está sendo usado em várias universidades, faculdades comunitárias e escolas secundárias além de aulas de composição, literatura, estudos de mídia e aulas de idiomas estrangeiros no MIT.

SUPORTE PEDAGÓGICO

O uso pedagógico desta ferramenta envolve os alunos no processo de interpretação de textos literários e outros documentos de mídia, pesquisando coleções multimídia, postando comentários, marcando, remixando e compartilhando com outros usuários. Os alunos ao invés de lerem passivamente os textos estão ativamente descobrindo, anotando, comparando, ilustrando, representando e desenvolvendo novas abordagens para o pensamento crítico enquanto aprimoram as habilidades fundamentais de pesquisa, redação e apresentação em humanidades. O Annotation Studio já foi empregado em diferentes cursos tais como composição, lingua estrangeira, história, antropologia, estudos de Mídia e humanidades digitais alcançando os seguintes objetivos pedagógicos dentre outros: fortalecimento da memória de textos lidos; leitura atenta com atenção aos detalhes; desenvolvimento de argumentos e capacidade para realizar conexões entre textos; desenvolvimento de pensamento crítico e autoconfiança • Gerar material original que pode ser desenvolvido em ensaios.

USO NAS HUMANIDADES DIGITAIS

O Annotation Studio apresenta grande ênfase no design e na pedagogia, centrados no aluno. Seu uso é simples apesar de recursos sofisticados sendo portanto accessível mesmo para aqueles sem conhecimento prévio em análise de textos ou informática. Oferece recursos únicos, sendo considerado como parte de um universo mais amplo sobre anotações nas humanidades digitais.

INTERFACES

O aplicativo se apresenta em 5 inferfaces principais ou telas. 1. Registro ou assinatura; 2. Dashboard ou painel de controle, onde ficam os arquivos ou anotações

 editadas;

3. Perfil de usuário, que gerencia informações pessoais; 4. Viewscreen, que é a interface para anotações e leitura de documentos; 5. Formulário para criação de documentos.

O registro- A interface de registro solicita que você insira seu nome, senha e grupo de trabalho (se atribuído) e, quando faz login, encaminha você ao Painel de Controle, onde são apresentados os textos disponíveis.

O Painel de controle- Gerencia documentos e atividades em grupo. No Painel de Controle, se pode selecionar um documento que deseja ler e anotar, e o documento aparecerá em uma nova janela, a Tela de Visualização do Documento. O Painel possui 3 listas: para Documentos, Anotações e Pessoas. Cada uma destas apresenta várias guias. Documentos: duas guias, uma com documentos atribuídos (classificados por você) e outra com documentos criados (que você carregou no Annotation Studio). Anotações: três guias: Minha, Grupos e Classes, com as anotações devidamente instaladas em cada categoria. Pessoas: duas guias indicando de quais Classes e Grupos você é membro.

Perfil- A interface de perfil permite que você gerencie sua conta, podendo selecionar ou alterar a associação em Classes e Grupos ou alterar sua senha. O usuário deve, porém, digitar sua senha atual para confirmar suas alterações.

COMO TRABALHAR COM O ANNOTATION STUDIO

Depois de se registrar e / ou entrar, você será encaminhado ao Painel de Controle, que exibirá os documentos disponíveis para o usuário. Você pode selecionar, ler e anotar esses documentos. As etapas a seguir fornecem uma visão geral dos principais estágios de qualquer anotação. Ao entrar no Painel de Controle clique no link para a lista Documentos, que o levará para a lista completa de documentos. Selecione um documento clicando em um dos títulos do documento. A seguir serão exibidas colunas. Uma delas identifica os grupos atribuídos a cada documento e a outra identifica o status do documento (se está publicado ou no modo de rascunho). Em seguida você chega a tela de anotação (Viewscreen) em uma janela separada no centro da tela. O menu da ferramenta de anotação pode ser acessado clicando no ícone de roda dentada superior direito. Ele permite que você filtre as anotações feitas no documento. Clicando no pequeno ícone “Hamburger” no canto superior esquerdo você pode acessar a Navegação de Documentos. O menu permite que você se mova rapidamente pelo documento, clicando nos capítulos da barra lateral, além de permitir acesso aos metadados bibliográficos dos documentos. Você pode selecionar o texto de sua escolha para comentar, com qualquer quantidade de texto, destacando-o com o mouse. O ícone de anotação aparecerá automaticamente acima da palavra ou frase realçada. Clique nele e o Editor de anotações será exibido. Escreva sua anotação no Editor de anotações. Logo abaixo do Editor está o campo tag, que permitirá que você estabeleça seu próprio sistema de classificação para organizar e gerenciar suas anotações. Você também compartilhar ou não sua anotação com outras pessoas marcando a caixa de seleção, o que permitirá que sua anotação seja visualizada por outras pessoas de sua turma e / ou grupo. Após clicar em Salvar, sua anotação pode ser acessada e filtrada através do menu da Ferramenta de anotações.

Opções adicionais Você também pode adicionar links ou imagens e vídeos na Web à sua anotação. Para inserir uma imagem no Editor de anotações, clique no botão Inserir imagem na parte superior da caixa de anotações. Cole o URL para a imagem no campo Origem e adicione uma descrição da imagem. Então clique em Ok. Somente a primeira linha do seu comentário aparece na Barra lateral de anotações à direita. Para ver a anotação completa e seu texto de origem, clique nesta linha. A Barra lateral de anotações, com o recurso de rolagem cria um pop-up com conteúdo de anotação completo permitindo sua interação com seu texto de origem.


Carregando documentos A interface para fazer upload de documentos para o Annotation Studio é através do link para a lista Documentos no Painel de Controle. Para fazer upload de um documento, vá até o Painel e clique no link Documentos na parte superior da tela, que o levará à lista Documentos. Clique em Novo documento para fazer o upload de um novo documento. Na tela de novo documento você pode adicionar documentos de duas maneiras: fazendo upload de um arquivo Word, PDF básico ou HTML, ou colando ou digitando diretamente no formulário. Você será solicitado a fornecer metadados no documento, incluindo título, autor, edição, etc. Esta informação aparecerá no menu de navegação na tela de visualização do documento. Em status você verifica se o documento está no modo rascunho ou publicado, o que define se o documento já pode ou não ser visualizado por outros. Você pode continuar editando o documento enquanto estiver no modo de rascunho. O carregamento de um documento é o processo onde as classes e grupos são criados. Ao fazer o upload de um documento, você deve inserir uma classe para que o documento fique visível para outras pessoas. Você pode inventar seus próprios nomes para Classes e Grupos, e o documento é automaticamente atribuído a eles quando é carregado. Todos os documentos que você enviar são automaticamente adicionados à guia Criado em Documentos no painel.


USO DA PLATAFORMA

Interface inicial Na interface inicial o annotation studio dá pistas ao usuário sobre como funciona o programa. Podemos ver a imagem de um texto rabiscado à caneta, com setas e uma série de informações registradas em diferentes cores. Do lado direito aparece o mesmo texto de forma eletrônica, grifado digitalmente, sobreposto por uma pequena janela, onde se vê algumas informações sendo digitadas. À direita desta janela podemos perceber a presença de uma imagem de pintura antiga, dando indícios da possibilidade de inserção de imagens através da plataforma.

FIGURA1

Registrar-se

A utilização da plataforma do Annotation studio é por meio de conexão à internet, ou seja online. Para usufruir do programa é necessário registrar-se. Para isso o usuário deve preencher as lacunas com informações como Nome, sobrenome, endereço de correio eletrônico (e-mail) e a senha que será utilizada para utilizar a plataforma. Algumas outras informações podem ser inseridas, como Instituição a qual pertence (Affiliation) e turmas/aulas (class). É possível registrar-se sem inserir estas duas informações, no entanto serão importantes para visualizações das anotações feitas nos documentos criados posteriormente.

FIGURA 2

Tela principal

Assim que o usuário concluir seu registro, terá acesso a tela inicial da plataforma. Nesta tela, o usuário poderá, de acordo com os grupos e aulas as quais pertence, acessar documentos publicados ou publicar novos documentos. Também é possivel ver a quantidade de grupos e aulas turmas nas quais está inserido. Além disso pode ver as anotações feitas por grupos e turmas das aulas das quais participa, além de suas próprias anotações.

FIGURA 3

Criar turmas e grupos

As turmas e grupos dos quais se tem interesse em participar podem ser inseridos no momento do registro de uso da plataforma. Dessa maneira, os usuários podem definir previamente com outros integrantes da plataforma quais grupos e aulas se destinam a tratar dos documentos inseridos na plataforma. Esta funcionalidade é ideal para criação de grupos de estudos de uma instituição específica. Dessa maneira, todas as vezes que uma publicação for feita os outros integrantes do grupo terão acesso automaticamente.

FIGURA 4

Caso o usuário esqueça de inserir tais informações, pode fazê-lo mais tarde, através da opção “my profile”, adicionando as palavras chave que identificam as turmas das quais deseja fazer parte e clicando a tecla “Enter” logo em seguida. O mesmo processo deve ser utilizado para inserir-se nos grupos de interesse do usuário. Importante frisar que a grafia das palavras utilizadas para definir as turmas e os grupos devem estar exatamente iguais as redigidas pelo criador dos documentos dispostos na plataforma, caso contrário o usuário não terá acesso a informação que deseja. Sendo assim, melhor que se defina com clareza os termos e sua grafia previamente, informando a todos os futuros participantes dos grupos/aulas para que não haja desencontros.

FIGURA 5

Os textos com as classificações de turma e grupos idênticos aos inseridos pelo usuário estarão dispostos em uma lista de documentos atribuídos a eles, definida como “assigned”. Clicando nesta opção o usuário poderá visualizar a lista completa de documentos disponíveis no grupo, sejam criadas por você ou por qualquer outro integrante.

FIGURA 6

Inserir textos, documentos, livros

Para inserir ou criar textos dentro da plataforma, o usuário deve clicar na opção “new document” disponível dentro do campo “document” do lado esquerdo da tela

FIGURA 7

Uma vez selecionada a opção, a plataforma redirecionará sua tela para que os dados do novo documento sejam inseridos. Este documento poderá ser criado a partir de um texto salvo previamente em seu computador desde que respeite os formatos suportados na plataforma. Caso prefira, também poderá cria-lo a através de colagem do texto copiado previamente. Os campos disponíveis para identificação do documento são título, autor, edição, editora, data de publicação e estado dos direitos autorais. Assim que houver preenchido os campos, o usuário deverá selecionar se deseja salvar o arquivo como rascunho, publicação ou arquivo. Caso selecione a opção rascunho, somente este poderá ter acesso ao documento, podendo fazer as devidas alterações para publicá-lo mais tarde. Caso decida por salvar o documento como arquivo, não poderão ser inseridas quaisquer anotações no documento, podendo apenas visualizar as anotações feitas até o momento de seu arquivamento. A opção adequada para interações das turmas e grupos a quem se destina o documento é publicação. Todas as opções listadas podem ser devidamente alteradas pelo usuário que dispôs o documento, para que dessa forma tenha controle sobre o número de anotações dentro de um determinado período, para assim analisar os resultados obtidos até então ou fechamento do documento para alterações pessoais e devidas correções em sua estrutura.

FIGURA 8

Fazer anotações

Após salvar o documento de texto na plataforma, a opção fazer anotações estará disponível. Para utilizá-la, basta grifar a palavra ou frase desejada que automaticamente um cursor contendo um ícone representando uma caneta sobre um papel aparecerá. Clicando neste, aparecerá uma pequena janela sobre o texto. O usuário deverá redigir suas anotações dentro deste quadro e assim que terminar clicar na opção “save”. É possível inserir links que redirecionem aqueles que clicarem para sites contendo informações pertinentes ao texto. Além disso é possível inserir imagens e vídeos, mas estes só desempenham funções interativas se estiverem como anotações. Caso o usuário salve um vídeo ou imagem como elemento principal do documento, não será possível fazer qualquer espécie de anotação referente a este, pois o cursor só reconhece textos como suscetíveis a anotações.

FIGURA 9

Após serem salvas as anotações feitas no documento são dispostas do lado direito da tela, onde é possível selecioná-las e verificar seu conteúdo.

FIGURA 10


Pode-se definir previamente as tags que deverão ser utilizadas na anotação feitas pelo usuário, como “impressões” para definir percepções pessoais a respeito do trecho marcado ou “fatos” para informações devidamente comprovadas, por exemplo. As anotações feitas podem ser visualizadas tanto na página principal da plataforma quanto na tela de anotações. É possível ver as especificidades das anotações de acordo com as abas “mine” para anotações feitas pelo próprio usuário e “groups” e “classes” para anotações feitas por outros integrantes de suas aulas e grupos.

FIGURA 11 E 12


Caso julgue necessário o usuário poderá inserir novas informações de grupos e turmas nos textos já publicados através da opção “documents”. Depois deverá clicar na opção “edit”.

FIGURA 13

Através dessa opção é possível também alterar o estado do documento, podendo fazê-lo de rascunho ou arquivá-lo para impedir novas anotações. Arquivos também podem ser inseridos como documentos independentes de um mesmo livro. Para criar links de capítulos o usuário deverá inserir na edição do texto a seguinte: "<a name="2HCH0001" id="2HCH0001"> </a>" Alterando a inscrição “name” pelo nome do arquivo que deseja referenciar.

FIGURA 15 E 16

Uma vez arquivado, o usuário poderá deletar o arquivo caso queira.

FIGURA 17

Visualizando o processo de leitura

Através de um trabalho em conjunto com o corpo docente de humanidades, o HyperStudio desenvolveu ferramentas em um ambiente que permite testes intensivos de usuários e o desenvolvimento de recursos por meio da experiência. As reações desses alunos e estudiosos novatos ao material apresentado pelo AnnotationStudio também estão no centro de um conjunto de visualizações interativas. Uma riqueza de informações pode ser derivada dessas interações dentro da sala de aula, o que ajuda tanto na compreensão do ensino dos próprios textos quanto, ao mesmo tempo, como os leitores os abordam no contexto da anotação na tela. Um dos conceitos mais cruciais na criação de visualizações para interação do leitor é a flexibilidade de escala. A permissão de visualizar o texto em diferentes escalas permite ao espectador conectar leituras próximas com narrativas maiores. Nos primeiros experimentos, a apresentação de textos inteiros pode fazer aparentes tendências em anotações, concentrações de elementos narrativos, bem como pontos de interesse em grupos específicos de leitores. As visualizações de visão geral também apresentam uma oportunidade de criar elementos de navegação significativos que sejam intuitivos na estrutura do texto. As visualizações em outra escala mostram a evolução das interações com passagens específicas e estimulam a discussão criando camadas visuais no próprio texto durante uma leitura mais próxima. Finalmente, essas visualizações fornecem feedback prático para os professores, fazendo padrões úteis aparentes no processo de aprendizagem de um texto. Eles também fornecem informações valiosas para o desenvolvimento de recursos no AnnotationStudio, dando suporte ao processo iterativo pelo qual essa plataforma foi desenvolvida.

Mapas de leitura de calor

Esta visualização permite que os instrutores vejam os pontos de interação com o texto. Ele permite que os instrutores vejam quais passagens geraram mais atenção para que ela possa ajustar seu plano de aula de acordo.

FIGURA 18

Trajetórias do leitor 1

Essa visualização representa a trajetória exclusiva de um usuário por meio de um texto. Neste exemplo, você pode ver que o leitor tinha um estilo de leitura bastante típico, passando do começo ao fim.

FIGURA 19

Trajetórias do leitor 2

Em contraste com o primeiro leitor, você pode ver que este leitor seguinte seguiu um caminho de leitura mais atípico. Eles começaram na conclusão antes de voltarem ao começo e percorrer o texto linearmente.

FIGURA 20

Cruzando trajetórias dos diferentes leitores

Ao visualizar todas as interações do leitor para uma turma inteira, podemos ver que cada leitor se envolve com um texto de maneira diferente.

FIGURA 21