Mudanças entre as edições de "Página principal"
Linha 16: | Linha 16: | ||
[http://hdlab.space/ HD CAICYT Lab], el laboratorio de Humanidades Digitales del CAICYT de CONICET (Argentina), a través de un convenio de investigación con el LARHUD del IBICT, junto con la colaboración de la [http://aahd.net.ar/ Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD)] revisan y ofrecen una versión en español del inicial del catálogo de herramientas, y añaden nuevas incorporaciones al catálogo. | [http://hdlab.space/ HD CAICYT Lab], el laboratorio de Humanidades Digitales del CAICYT de CONICET (Argentina), a través de un convenio de investigación con el LARHUD del IBICT, junto con la colaboración de la [http://aahd.net.ar/ Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD)] revisan y ofrecen una versión en español del inicial del catálogo de herramientas, y añaden nuevas incorporaciones al catálogo. | ||
− | [[File: | + | [[File:fer2.png|frameless|caption|Ferramentas em Português|link=Ferramentas]][[File:fer1.png|frameless|caption|Ferramentas en Espanõl|link=Herramientas]] |
(*) Optamos por representar cada idioma com as bandeiras dos quatro países com maior população de cada idioma, mas sabemos que o ideal seria que todos os países fossem contemplados nas imagens. | (*) Optamos por representar cada idioma com as bandeiras dos quatro países com maior população de cada idioma, mas sabemos que o ideal seria que todos os países fossem contemplados nas imagens. |
Edição das 21h38min de 20 de outubro de 2021
O Wiki Larhud é uma iniciativa do Laboratório em Rede em Humanidades Digitais do IBICT/UFRJ.
Tem como objetivo servir como base de referências e informação para a propagação do conhecimento no ambiente digital destinada a pesquisadores da área da Ciência da Informação (que se interessem pelo tema das Humanidades Digitais) e das humanidades em geral. Com o intuito de oferecer suporte crítico e metodológico aos “praticantes” das Humanidades Digitais (HD), acreditamos que o Larhud constitui-se enquanto lugar de práticas e, portanto, componente de uma "comunidade de práticas", conforme Daniel Alves (2016). O objetivo deste wiki trata de oferecer a estes mesmos interessados um espaço que consitua-se como um espaço de referência onde seja possível registrar os termos e ferramentas que sejam familiares às Humanidades Digitais. Com isso acreditamos que estaremos contribuindo para a formação de competências em informação por parte dos cientistas das humanidades, facilitando o entendimento de funcionamento e aplicabilidade das ferramentas aqui listadas.
Catálogo de Ferramentas / Herramientas
O wiki é produzido em português e espanhol e, ao clicar em cada uma das imagens abaixo, você tem acesso ao material disponível nos respectivos idiomas.
A ideia é contribuir para dirimir a assimetria de produção em humanidades digitais majoritariamente anglófona. Algo relacionado a tal importância e urgência pode ser lido em Domenico Fiormonte (2016) A comunidade lusófona e hispânica é significativa neste cenário e este canal possibilitará que mais interessados, entusiastas, estudantes e professores possam construir seus meios de aplicação e comunicação científica de suas respectivas pesquisas.
A relação de ferramentas e softwares utilizados em pesquisas de Humanidades Digitais foi montada durante o primeiro semestre de 2018 através de pesquisa feita pelos alunos da disciplina de Humanidades Digitais do PPGCI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT, em convênio com a Escola de Comunicação da UFRJ. A partir de 2020 passou a contar com a colaboração do Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia e em 2021, passou a contar também com a colaboração do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab) da UFF
HD CAICYT Lab, el laboratorio de Humanidades Digitales del CAICYT de CONICET (Argentina), a través de un convenio de investigación con el LARHUD del IBICT, junto con la colaboración de la Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD) revisan y ofrecen una versión en español del inicial del catálogo de herramientas, y añaden nuevas incorporaciones al catálogo.
(*) Optamos por representar cada idioma com as bandeiras dos quatro países com maior população de cada idioma, mas sabemos que o ideal seria que todos os países fossem contemplados nas imagens.
Outras listas e catálogos de Ferramentas
Abaixo listamos também alguns catálogos de ferrmentas (em inglês) que serviram de referência para o nosso Wiki:
Tapor - O site tem o foco em ferramentas textuais mas tem diversos exemplos de softwares para o estudo de Organização do Conhecimento (RDF) e de construção de mapas.
Toychest - Produzido por Alan Liu. coleciona ferramentas de software on-line ou para download e brinquedos de raciocínio que estudantes de humanidades e outros sem habilidades de programação (mas com conhecimentos básicos de informática e Internet) podem usar para criar projetos interessantes.
MIT Libraries, Digital Humanities Tools - Portal com diversas funcionalidades e recursos, apresenta outros portais e listas de ferramentas com breve explicação de suas funcionalidades.
Digital Methods Initiative - O Digital Methods Initiative (DMI) é um dos principais grupos de pesquisa em Estudos da Internet da Europa. Formada por pesquisadores de novas mídias e candidatos a PhD, ela cria métodos e ferramentas para redirecionar dispositivos e plataformas online (como Twitter, Facebook e Google) para pesquisas sobre questões sociais e políticas. Com o apoio da Fundação Mondriaan, a DMI participou de uma variedade de projetos de pesquisa financiados, como MACOSPOL e EMAPS, projetos do FP6 da UE e FP7 liderados por Bruno Latour. Mais recentemente, a DMI está participando do ODYCCEUS, o projeto H2020 relativo à dinâmica de opinião e conflito cultural nos espaços europeus. O Digital Methods Initiative, juntamente com a Fundação Govcom.org, recebeu doações da Fundação Soros, Open Society Institute, Open Society Foundations, Fundação Ford, MacArthur Foundation, New Venture Fund e trabalharam como parceiros em projetos financiados pelo National Science Foundation (EUA) e a Organização Holandesa de Pesquisa Científica. Seu software IssueCrawler tem sido apoiado por quase 100 universidades e organizações não-governamentais. Outras ferramentas de software conhecidas incluem o dispositivo Lippmannian, Netvizz (análise do Facebook) e DMI-TCAT (análise do Twitter).
Digital Humanities Awards é um prêmio que é dado anualmente para as melhores iniciativas em Humanidades Digitais. Além dos trabalhos apresentados, também se premia ferramentas que são utilizadas em projetos de HD.
Digital Humanities: Tools & Software - New York University: tem uma relação bem extensa de ferramentas utilizadas em Humanidades Digitais. O interessante desta listagem é que ela é bem compacta e dá um breve resumo de cada ferramenta.
Aprendendo como funciona um Wiki
Como editar e criar uma página no Wiki
Para ler o manual completo em Inglês Manual de Usuário.