Mudanças entre as edições de "Grupos de Pesquisa em HD"

De LARHUD
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com ' == '''Grupos e Laboratórios de Pesquisa''' == Dentre os resultados encontrados estão os grupos de pesquisa, laboratórios e/ou iniciativas que pesquisam, desenvolvem e a...')
 
 
(3 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 22: Linha 22:
 
'''1) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1212778934696452 Comunidades Virtuais] -''' realiza pesquisas nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, relacionadas à cultura digital, jogos digitais e suas conexões, localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBAIANO. Possui laboratórios como temas de suas linhas de pesquisa, como LabEHGameS - Laboratório de Ensino de História, Videogames e Simulações Digitais, Laboratório de Humanidades Digitais, Metodologias Informacionais e Multiletramentos e Observatório das Redes Sociais. Para saber mais sobre o grupo, acesse o site www.comunidadesvirtuais.pro.br.
 
'''1) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1212778934696452 Comunidades Virtuais] -''' realiza pesquisas nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, relacionadas à cultura digital, jogos digitais e suas conexões, localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBAIANO. Possui laboratórios como temas de suas linhas de pesquisa, como LabEHGameS - Laboratório de Ensino de História, Videogames e Simulações Digitais, Laboratório de Humanidades Digitais, Metodologias Informacionais e Multiletramentos e Observatório das Redes Sociais. Para saber mais sobre o grupo, acesse o site www.comunidadesvirtuais.pro.br.
  
'''2) GamerLab -''' Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarras e Mediações em Rede - realiza pesquisas nas áreas de Cognição Corporificada, Materialidades e Tecnologias da Comunicação, Crítica Pós-colonial da Ciência, Tecnologia e da Mídia e Humanidades Digitais e Letramentos Midiáticos, com predominância nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, localizado no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
+
'''2) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3513698833454994 GamerLab] -''' Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarras e Mediações em Rede - realiza pesquisas nas áreas de Cognição Corporificada, Materialidades e Tecnologias da Comunicação, Crítica Pós-colonial da Ciência, Tecnologia e da Mídia e Humanidades Digitais e Letramentos Midiáticos, com predominância nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, localizado no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
  
'''3) Grupo de Pesquisa em Cultura, Conhecimento e Inovação -''' realiza atividades de pesquisa relacionadas à Ciência Aberta e Inovação Cidadã, Descolonização e Desclassificação do Conhecimento, com predominância na áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciência da Informação, localizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte.
+
'''3) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3301681433019554 Grupo de Pesquisa em Cultura, Conhecimento e Inovação] -''' realiza atividades de pesquisa relacionadas à Ciência Aberta e Inovação Cidadã, Descolonização e Desclassificação do Conhecimento, com predominância na áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciência da Informação, localizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte.
  
'''4) Histórias das Afro-Américas e de afro-americanos/as -''' localizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Bahia, o grupo busca construir uma rede de conhecimento por meio de pesquisas nos temas de Cultura e Raça na Afro-América em perspectiva transnacional, estudos de trajetórias e associações negras no Pós-Abolição, Gênero, Raça e Classe na Afro-América em perspectiva transnacional e História Digital, predominando as Ciências Humanas e História.
+
'''4) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0530967123560278 Histórias das Afro-Américas e de afro-americanos/as] -''' localizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Bahia, o grupo busca construir uma rede de conhecimento por meio de pesquisas nos temas de Cultura e Raça na Afro-América em perspectiva transnacional, estudos de trajetórias e associações negras no Pós-Abolição, Gênero, Raça e Classe na Afro-América em perspectiva transnacional e História Digital, predominando as Ciências Humanas e História.
  
'''5) METIC:''' memória, ética, tecnologia, informação e colecionismo - realiza pesquisas relacionadas às áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciência da Informação, com foco nos temas de Memória, Ética, Tecnologia, Informação e Colecionismo, localizado no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
+
'''5) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2535409328843965 METIC: memória, ética, tecnologia, informação e colecionismo] -''' realiza pesquisas relacionadas às áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciência da Informação, com foco nos temas de Memória, Ética, Tecnologia, Informação e Colecionismo, localizado no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  
'''6) Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA -''' realiza pesquisas sobre História Digital, Humanidade e subjetividade na era digital, Sociologia Digital, Webscraping e Mineração de dados para as Ciências Sociais, predominantemente nas áreas das  Ciências Humanas e Sociologia, sendo parte da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para saber mais, acesse também o site http://www.labhd.ufba.br/.
+
'''6) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0510107499193892 Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA] -''' realiza pesquisas sobre História Digital, Humanidade e subjetividade na era digital, Sociologia Digital, Webscraping e Mineração de dados para as Ciências Sociais, predominantemente nas áreas das  Ciências Humanas e Sociologia, sendo parte da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para saber mais, acesse também o site http://www.labhd.ufba.br/.
  
'''7) Laboratório de Humanidades Digitais e Documentação Terminológica (LADOC) -''' realiza pesquisas nas áreas de Lingüística, Letras e Artes, como uma instituição do Centro de Educação de Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), propõe atividades nas linhas de pesquisa de caracterização, desenvolvimento e difusão de Inteligência Artificial e Tecnologias Sociais, Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB) e Projeto Pombalia (Pombal Global).
+
'''7) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5200536734555460 Laboratório de Humanidades Digitais e Documentação Terminológica (LADOC)] -''' realiza pesquisas nas áreas de Lingüística, Letras e Artes, como uma instituição do Centro de Educação de Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), propõe atividades nas linhas de pesquisa de caracterização, desenvolvimento e difusão de Inteligência Artificial e Tecnologias Sociais, Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB) e Projeto Pombalia (Pombal Global).
  
'''8) Memória em Papel - Grupo de pesquisas paleográficas, filológicas e históricas -''' realiza pesquisas nas áreas de Lingüística, Letras e Artes, localizado na  Universidade Federal da Bahia (UFBA), o grupo multidisciplinar pesquisa temas relacionados aos Estudos críticos e práticas em Humanidades Digitais, Memória e História, Paleografia, Codicologia e Edótica, Preservação, Conservação e Restauro. Para saber mais, acesse também o site http://www.memoriaempapel.pro.br/.
+
'''8) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2837782098868334 Memória em Papel - Grupo de pesquisas paleográficas, filológicas e históricas] -''' realiza pesquisas nas áreas de Lingüística, Letras e Artes, localizado na  Universidade Federal da Bahia (UFBA), o grupo multidisciplinar pesquisa temas relacionados aos Estudos críticos e práticas em Humanidades Digitais, Memória e História, Paleografia, Codicologia e Edótica, Preservação, Conservação e Restauro. Para saber mais, acesse também o site http://www.memoriaempapel.pro.br/.
  
'''9) Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (OBSERVAMUS) -''' organiza-se como espaço de estudo e pesquisa, multidisciplinar e interdisciplinar, em questões relacionadas à Antropologia do Design, Antropologia e co-criação em Inovação Digital, Gestão patrimonial, direitos e políticas culturais, História da Antropologia, Memória social e educação patrimonial, Museus Digitais, Museus, objetos e coleções, Processos curatoriais e metacuradoria, Processos de Globalização e Patrimônios Culturais em Contextos Transnacionais, com predominâncias das áreas das Ciências Humanas e Antropologia, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
+
'''9) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1061240813498597 Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (OBSERVAMUS)] -''' organiza-se como espaço de estudo e pesquisa, multidisciplinar e interdisciplinar, em questões relacionadas à Antropologia do Design, Antropologia e co-criação em Inovação Digital, Gestão patrimonial, direitos e políticas culturais, História da Antropologia, Memória social e educação patrimonial, Museus Digitais, Museus, objetos e coleções, Processos curatoriais e metacuradoria, Processos de Globalização e Patrimônios Culturais em Contextos Transnacionais, com predominâncias das áreas das Ciências Humanas e Antropologia, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  
'''10) Pesquisas em Ciberpsicologia e Humanidades Digitais -''' o grupo busca a congregação de pesquisas em torno das problemáticas psicológicas e socioculturais suscitadas pelo uso das TICs, articulando teorias da psicologia e das ciências humanas, localizado na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Realiza pesquisas em três linhas distintas: o ciberespaço como dimensão espaço-temporal; a tecnologia digital, a robótica e a psicoterapia, em seus aspectos práticos e éticos; a violência digital e a ciberpredação sexual.
+
'''10) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2204872149909722 Pesquisas em Ciberpsicologia e Humanidades Digitais] -''' o grupo busca a congregação de pesquisas em torno das problemáticas psicológicas e socioculturais suscitadas pelo uso das TICs, articulando teorias da psicologia e das ciências humanas, localizado na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Realiza pesquisas em três linhas distintas: o ciberespaço como dimensão espaço-temporal; a tecnologia digital, a robótica e a psicoterapia, em seus aspectos práticos e éticos; a violência digital e a ciberpredação sexual.
  
'''11) Laboratório de tecnologia da informação (LIBER) -''' é um laboratório multiusuário, ligado ao DCI da UFPE, voltado para a utilização e análise de Tecnologias do conhecimento.
+
'''11) [https://www.facebook.com/liberufpe/#_blank Laboratório de tecnologia da informação (LIBER)] -''' é um laboratório multiusuário, ligado ao [https://www.ufpe.br/dci DCI] da [https://www.ufpe.br/ UFPE], voltado para a utilização e análise de Tecnologias do conhecimento.
  
  
 
'''Sudeste:'''
 
'''Sudeste:'''
  
'''1) Memória e Sociedade da Informação -''' é um grupo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, localizado no Rio de Janeiro. Estuda as relações existentes entre o processo de produção, circulação e controle da informação na sociedade e a memória, com predominância nas áreas do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Informação, dividido em linhas de pesquisa sobre “Estudos críticos e práticas em Humanidades Digitais”, “Memória, Preservação e Tecnologias Sociais” e “Teoria da Memória, do Esquecimento e Disruptividade do Conhecimento na Era Digital”.  
+
'''1) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6924701743744024 Memória e Sociedade da Informação] -''' é um grupo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, localizado no Rio de Janeiro. Estuda as relações existentes entre o processo de produção, circulação e controle da informação na sociedade e a memória, com predominância nas áreas do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Informação, dividido em linhas de pesquisa sobre “Estudos críticos e práticas em Humanidades Digitais”, “Memória, Preservação e Tecnologias Sociais” e “Teoria da Memória, do Esquecimento e Disruptividade do Conhecimento na Era Digital”.  
  
'''2) Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE) -''' grupo da USP que estuda simulações eletrônicas digitais, analisa e também cria conteúdos que facilitem e auxiliem o entendimento da Arqueologia e História. Algumas de suas abordagens são produção de material para mídias sociais, desenvolvimento de arqueojogos, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos interativos e outros.
+
'''2) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9516131048056755 Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE)] -''' grupo da USP que estuda simulações eletrônicas digitais, analisa e também cria conteúdos que facilitem e auxiliem o entendimento da Arqueologia e História. Algumas de suas abordagens são produção de material para mídias sociais, desenvolvimento de arqueojogos, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos interativos e outros.
  
'''3) Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL) -''' desenvolve um site para a divulgação de informações acadêmicas sobre a América Latina e possui um projeto chamado Observatório da Violência Policial e Direitos Humanos (OVP-DH) que coleta e analisa dados sobre violações de direitos humanos e abusos de legalidade feitos por agentes e instituições do Estado brasileiro contra a sua população, visando identificar padrões nas ocorrências para tentar diminuí-las e também cria grupos de apoio às vítimas, com suporte jurídico, psicológico ou de serviço social.
+
'''3) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7861005415412815 Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL)] -''' desenvolve um site para a divulgação de informações acadêmicas sobre a América Latina e possui um projeto chamado Observatório da Violência Policial e Direitos Humanos (OVP-DH) que coleta e analisa dados sobre violações de direitos humanos e abusos de legalidade feitos por agentes e instituições do Estado brasileiro contra a sua população, visando identificar padrões nas ocorrências para tentar diminuí-las e também cria grupos de apoio às vítimas, com suporte jurídico, psicológico ou de serviço social.
  
'''4) ConJor - Convergência e Jornalismo (UFOP) -''' grupo da Universidade Federal de Ouro Preto (originalmente da Universidade Federal de Santa Maria) que possui duas linhas de pesquisa principais: Estudos do Som e Métodos Digitais. Em Estudos do Som o foco são pesquisas sobre o rádio, mídias sonoras, e outros; e em Métodos Digitais discutem tendências de pesquisa em comunicação digital a partir de dados coletados e analisados por ferramentas automatizadas.
+
'''4) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0595141758898419 ConJor - Convergência e Jornalismo (UFOP)] -''' grupo da Universidade Federal de Ouro Preto (originalmente da Universidade Federal de Santa Maria) que possui duas linhas de pesquisa principais: Estudos do Som e Métodos Digitais. Em Estudos do Som o foco são pesquisas sobre o rádio, mídias sonoras, e outros; e em Métodos Digitais discutem tendências de pesquisa em comunicação digital a partir de dados coletados e analisados por ferramentas automatizadas.
  
'''5) Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais, Filologia e Acervos de Escritores (UEFS) -''' grupo interdisciplinar que reflete sobre relações entre a cultura impressa e a digital e repensa metodologias de pesquisa a partir de tecnologias digitais e uso de computadores nas práticas investigativas, como coleta e análise de dados.
+
'''5) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6061995019276610 Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais, Filologia e Acervos de Escritores (UEFS)] -''' grupo interdisciplinar que reflete sobre relações entre a cultura impressa e a digital e repensa metodologias de pesquisa a partir de tecnologias digitais e uso de computadores nas práticas investigativas, como coleta e análise de dados.
 
   
 
   
'''6) Hímaco - História, Mapas e Computadores (UNIFESP) -''' criado com a intenção de colaborar na utilização da tecnologia no ofício do historiador. Atualmente o grupo participa de um projeto com objetivo de fazer um mapeamento coletivo da história de São Paulo.
+
'''6) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3777602011014869 Hímaco - História, Mapas e Computadores (UNIFESP)] -''' criado com a intenção de colaborar na utilização da tecnologia no ofício do historiador. Atualmente o grupo participa de um projeto com objetivo de fazer um mapeamento coletivo da história de São Paulo.
  
'''7) Humanitas Digitalis (USP) -''' grupo interdisciplinar onde os pesquisadores investigam como as tecnologias da informação e da comunicação e as mídias são utilizadas em diversas práticas culturais em ambientes virtuais, usando metodologias apoiadas na computação social, estratégias de visualização e técnicas de análise espacial de dados geográficos.
+
'''7) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2613394625307043 Humanitas Digitalis (USP)] -''' grupo interdisciplinar onde os pesquisadores investigam como as tecnologias da informação e da comunicação e as mídias são utilizadas em diversas práticas culturais em ambientes virtuais, usando metodologias apoiadas na computação social, estratégias de visualização e técnicas de análise espacial de dados geográficos.
  
'''8) Idade Média e Humanidades Digitais (USP) -''' tem como objetivo debater novas questões que surgem com o advento de novas tecnologias, como a construção do conhecimento histórico, surgimento de novas historiografias (como videogames e simulações eletrônicas), aprimoramento de técnicas computacionais de análise que melhoraram e expandiram o leque metodológico da disciplina e outros.
+
'''8) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4716946630375106 Idade Média e Humanidades Digitais (USP)] -''' tem como objetivo debater novas questões que surgem com o advento de novas tecnologias, como a construção do conhecimento histórico, surgimento de novas historiografias (como videogames e simulações eletrônicas), aprimoramento de técnicas computacionais de análise que melhoraram e expandiram o leque metodológico da disciplina e outros.
  
'''9) Laboratório de Estudos Medievais (USP) -''' grupo que conta com núcleos em outras universidades do país e visa reunir pesquisadores da área de História Medieval no Brasil e no exterior, com propósito de desenvolver pesquisas em rede.
+
'''9) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7920107600487119 Laboratório de Estudos Medievais (USP)] -''' grupo que conta com núcleos em outras universidades do país e visa reunir pesquisadores da área de História Medieval no Brasil e no exterior, com propósito de desenvolver pesquisas em rede.
  
'''10) Laboratório de Humanidades Digitais (FGV) -''' criado em 2016, se propõe a refletir sobre o impacto das tecnologias digitais tanto na geração e na difusão do conhecimento – nos campos das Ciências Sociais e da História, da informação e da memória – como na sociedade, do local ao global, com especial interesse na realidade brasileira.
+
'''10) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1468933008468800 Laboratório de Humanidades Digitais (FGV)] -''' criado em 2016, se propõe a refletir sobre o impacto das tecnologias digitais tanto na geração e na difusão do conhecimento – nos campos das Ciências Sociais e da História, da informação e da memória – como na sociedade, do local ao global, com especial interesse na realidade brasileira.
  
'''11) Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI - UNESP) -''' o grupo é focado em realizar pesquisas em Relações Internacionais, porém sempre se esforçando em aprimorar os aspectos básicos da metodologia do trabalho científico em ciências humanas e sociais. Essa ênfase provém da constatação da dificuldade das Ciências Humanas e Sociais no Brasil de incorporar novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das atividades de pesquisa.
+
'''11) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1286639006327641 Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI - UNESP)] -''' o grupo é focado em realizar pesquisas em Relações Internacionais, porém sempre se esforçando em aprimorar os aspectos básicos da metodologia do trabalho científico em ciências humanas e sociais. Essa ênfase provém da constatação da dificuldade das Ciências Humanas e Sociais no Brasil de incorporar novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das atividades de pesquisa.
  
'''12) LINCEU - Visões da Antiguidade Clássica (UNESP) -''' Utilizando instrumentos teóricos modernos, visa ampliar os estudos sobre Língua e Cultura Clássicas.
+
'''12) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2817284395759774 LINCEU - Visões da Antiguidade Clássica (UNESP)] -''' Utilizando instrumentos teóricos modernos, visa ampliar os estudos sobre Língua e Cultura Clássicas.
  
'''13) Mediatio - Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades (UFRJ) -''' possui uma linha de pesquisa sobre Humanidades Digitais e Mediações Socioculturais, onde estudam transformações socioculturais associadas aos conceitos de humanidades digitais.
+
'''13) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3825888141171580 Mediatio - Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades (UFRJ)] -''' possui uma linha de pesquisa sobre Humanidades Digitais e Mediações Socioculturais, onde estudam transformações socioculturais associadas aos conceitos de humanidades digitais.
  
'''14) Memória Digital: Arquivo e Documento histórico no Mundo Contemporâneo (UNICAMP) -''' o grupo faz parte do Centro de Humanidades Digitais IFCH-Unicamp e tem como objetivo estimular pesquisas no campo das humanidades digitais. Para isso buscam refletir, experimentalmente, sobre aspectos teóricos e metodológicos das mídias digitais, desenvolver técnicas de processamento de corpus arquivísticos e bibliográficos e criar e experimentar formas de conexão e difusão com a sociedade.
+
'''14) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5644397519631157 Memória Digital: Arquivo e Documento histórico no Mundo Contemporâneo (UNICAMP)] -''' o grupo faz parte do Centro de Humanidades Digitais IFCH-Unicamp e tem como objetivo estimular pesquisas no campo das humanidades digitais. Para isso buscam refletir, experimentalmente, sobre aspectos teóricos e metodológicos das mídias digitais, desenvolver técnicas de processamento de corpus arquivísticos e bibliográficos e criar e experimentar formas de conexão e difusão com a sociedade.
  
'''15) Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital (USP) -''' tem como proposta desenvolver estudos, diagnósticos, análises, pesquisas e debates sobre mercado de trabalho no entorno digital e competências digitais do profissional da informação.
+
'''15) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1137720761096165 Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital (USP)] -''' tem como proposta desenvolver estudos, diagnósticos, análises, pesquisas e debates sobre mercado de trabalho no entorno digital e competências digitais do profissional da informação.
 
   
 
   
'''16) Organização do Conhecimento e Humanidades Digitais (UFSCAR) -''' busca desenvolver estudos teóricos, epistemológicos e aplicados para refletir sobre a organização, representação, recuperação e acesso de recursos informacionais em tempos de humanidades e tecnologias digitais.  
+
'''16) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0434992618064877 Organização do Conhecimento e Humanidades Digitais (UFSCAR)] -''' busca desenvolver estudos teóricos, epistemológicos e aplicados para refletir sobre a organização, representação, recuperação e acesso de recursos informacionais em tempos de humanidades e tecnologias digitais.  
  
'''17) Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento (UFES) -''' o grupo busca solucionar um problema comum de acervos digitais através de estudos sobre métodos e técnicas específicos para curadoria, acesso e distribuição de acervos à sociedade em rede.
+
'''17) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6965934913072796 Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento (UFES)] -''' o grupo busca solucionar um problema comum de acervos digitais através de estudos sobre métodos e técnicas específicos para curadoria, acesso e distribuição de acervos à sociedade em rede.
  
'''18) TRANSFOPRESS Brasil - Grupo de Estudos da Imprensa em Língua Estrangeira no Brasil (UNESP) -''' o grupo conta com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras e pesquisa sobre periódicos em língua estrangeira publicados no Brasil.Sediado na UNESP.
+
'''18) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3549766137663642 TRANSFOPRESS Brasil - Grupo de Estudos da Imprensa em Língua Estrangeira no Brasil (UNESP)] -''' o grupo conta com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras e pesquisa sobre periódicos em língua estrangeira publicados no Brasil.Sediado na UNESP.
  
'''19) Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD) -'''  promove atividades nas áreas das Humanidades Digitais e no tema da Curadoria e Gestão de Arquivos Digitais, sendo parte integrante do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos (DEPA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). De caráter multidimensional, tem a finalidade de integrar atividades de pesquisa, ensino e extensão para desenvolver soluções em preservação e gestão de acervos digitais.
+
'''19) [http://labogad.uniriotec.br/#_blank Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD)] -'''  promove atividades nas áreas das Humanidades Digitais e no tema da Curadoria e Gestão de Arquivos Digitais, sendo parte integrante do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos (DEPA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). De caráter multidimensional, tem a finalidade de integrar atividades de pesquisa, ensino e extensão para desenvolver soluções em preservação e gestão de acervos digitais.
  
'''20) Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LarHuD) -''' iniciativa do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade (IMeS), mantido na Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEPE) com o objetivo de incentivar a produção científica e tecnológica além de desenvolver ferramentas e metodologias mediadas no vasto campo das Humanidades intermediada pelas plataformas, ferramentas e registros digitais.
+
'''20) [http://www.larhud.ibict.br/#_blank Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LarHuD)] -''' iniciativa do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade (IMeS), mantido na Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEPE) com o objetivo de incentivar a produção científica e tecnológica além de desenvolver ferramentas e metodologias mediadas no vasto campo das Humanidades intermediada pelas plataformas, ferramentas e registros digitais.
  
'''21) Laboratório Virtual de Humanidades Digitais (LaViHD) -''' desenvolve ambientes de apoio e ferramentas para acervos digitais, pretende funcionar como um pólo incubador e difusor de tecnologias de processamento de texto da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
+
'''21) [https://lavihd.fflch.usp.br/ Laboratório Virtual de Humanidades Digitais (LaViHD)] -''' desenvolve ambientes de apoio e ferramentas para acervos digitais, pretende funcionar como um pólo incubador e difusor de tecnologias de processamento de texto da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
  
'''22) Laboratório de Culturas e Humanidades Digitais (LabCult) -''' especializado em análises estruturais, metodologias e pesquisas sociais em ambientes digitais, com foco em temas, como Mediações, Informações, Cultura e Sociedade, Tecnologias e Humanidades Digitais. Faz parte da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
+
'''22) [https://labcult.eci.ufmg.br/ Laboratório de Culturas e Humanidades Digitais (LabCult)] -''' especializado em análises estruturais, metodologias e pesquisas sociais em ambientes digitais, com foco em temas, como Mediações, Informações, Cultura e Sociedade, Tecnologias e Humanidades Digitais. Faz parte da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  
'''23) Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais -''' o grupo promove discussões relacionadas à realidade contemporânea das culturas computacionais e digitais e da produção cultural, mediada ou autoproduzida, pensando a questão da substituição do trabalho humano pelo trabalho de robôs, e a inteligência artificial substituindo o trabalho intelectual. Localiza-se no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).
+
'''23) [http://www.iea.usp.br/pesquisa/grupos-de-estudo/grupo-de-estudos-humanidades-computacionais#_blank Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais] -''' o grupo promove discussões relacionadas à realidade contemporânea das culturas computacionais e digitais e da produção cultural, mediada ou autoproduzida, pensando a questão da substituição do trabalho humano pelo trabalho de robôs, e a inteligência artificial substituindo o trabalho intelectual. Localiza-se no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).
  
'''24) Laboratório de Humanidades (LABHUM) -''' A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde. Trata-se de um espaço aberto aos alunos de graduação, pós-graduação, docentes e funcionários da UNIFESP, assim como para estudantes de outras universidades.
+
'''24) [https://cehfi.unifesp.br/labhum/o-labhum Laboratório de Humanidades (LABHUM)] -''' A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde. Trata-se de um espaço aberto aos alunos de graduação, pós-graduação, docentes e funcionários da UNIFESP, assim como para estudantes de outras universidades.
 +
 
 +
'''25) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0037937109761010 NEPEHD - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais] -''' de natureza interdisciplinar, o NEPEHD se organiza no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, Minas Gerais. Desenvolve pesquisas no campo das Humanidades Digitais fomentando a interdisciplinaridade entre três áreas do saber: Educação, Geografia e História.
 +
 
 +
'''26) [https://iconicity-group.org/ Iconicity Research Group (IRG)]''' - grupo de pesquisa interdisciplinar, dedicado a estudar os processos icônicos nas artes, ciências, filosofia e literatura. Faz parte do Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
  
  
 
'''Sul:'''
 
'''Sul:'''
  
'''1) Literatura e mobilidades sociais e culturais (UFPR) -''' grupo com pesquisadores estrangeiros e esforços interdisciplinares, têm como linha de pesquisa “Alteridade, mobilidade e tradução”. Alguns de seus projetos focam na documentação de acervos em língua alemã no Brasil.  
+
'''1) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3051359443030835 Literatura e mobilidades sociais e culturais (UFPR)] -''' grupo com pesquisadores estrangeiros e esforços interdisciplinares, têm como linha de pesquisa “Alteridade, mobilidade e tradução”. Alguns de seus projetos focam na documentação de acervos em língua alemã no Brasil.  
  
'''2) TEMA DIDÁTICO - Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos (UFSC) -''' focado em discutir temáticas nas áreas de educação, tecnologia e materiais didáticos. Privilegia estudos dentro e para a escola para compreender o impacto da era digital na mesma.
+
'''2) [http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2181660454101852 TEMA DIDÁTICO - Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos (UFSC)] -''' focado em discutir temáticas nas áreas de educação, tecnologia e materiais didáticos. Privilegia estudos dentro e para a escola para compreender o impacto da era digital na mesma.
  
  
 
'''Rede (mais de uma região geográfica):'''
 
'''Rede (mais de uma região geográfica):'''
  
'''1) Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) -''' é o laboratório núcleo do Media Lab Brasil, uma rede composta por três universidades – UFG, UnB e UNIFESSPA. A rede Media Lab/BR se dedica à pesquisa, desenvolvimento e inovação em mídias interativas, com forte atuação cultural, social e artística, gerando impacto no desenvolvimento humano e científico.
+
'''1) [https://www.medialab.ufg.br/#_blank Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab)] -''' é o laboratório núcleo do Media Lab Brasil, uma rede composta por três universidades – UFG, UnB e UNIFESSPA. A rede Media Lab/BR se dedica à pesquisa, desenvolvimento e inovação em mídias interativas, com forte atuação cultural, social e artística, gerando impacto no desenvolvimento humano e científico.
  
'''2) INTERNETLAB -''' centro independente de pesquisa interdisciplinar que promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de direito e tecnologia, sobretudo no campo da Internet. AHDig: Associação das Humanidades Digitais
+
'''2) [http://www.internetlab.org.br/#_blank INTERNETLAB] -''' centro independente de pesquisa interdisciplinar que promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de direito e tecnologia, sobretudo no campo da Internet. AHDig: Associação das Humanidades Digitais
  
'''3) Associação das Humanidades Digitais (AHDig) -''' é uma rede de pesquisadores unidos pela língua portuguesa e pela inclusão da perspectiva digital em seus horizontes de pesquisa, criada em 2013.
+
'''3) [https://ahdig.wordpress.com/#_blank Associação das Humanidades Digitais (AHDig)] -''' é uma rede de pesquisadores unidos pela língua portuguesa e pela inclusão da perspectiva digital em seus horizontes de pesquisa, criada em 2013.
  
  
Linha 115: Linha 119:
  
  
'''1) La Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD) -''' é uma comunidade aberta com o objetivo de promover a investigação, transmissão e difusão do conhecimento do campo das Humanidades Digitais.
+
'''1) [http://aahd.net.ar/#_blank La Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD)] -''' é uma comunidade aberta com o objetivo de promover a investigação, transmissão e difusão do conhecimento do campo das Humanidades Digitais.
  
'''2) Laboratório de Humanidades Digitais (IHC) -''' o Lab_HD,  da Universidade NOVA de Lisboa, tem como missão proporcionar um espaço interdisciplinar para diferentes saberes e metodologias da área das Artes, Humanidades (história, arte, literatura, arqueologia, música, geografia, etc.) e das Ciências Computacionais, com vista à realização de atividades de formação e capacitação, projetos de investigação, apoio aos investigadores, organização de eventos científicos e colaborações nacionais e internacionais.
+
'''2) [http://dhlab.fcsh.unl.pt/#_blank Laboratório de Humanidades Digitais (IHC)] -''' o Lab_HD,  da Universidade NOVA de Lisboa, tem como missão proporcionar um espaço interdisciplinar para diferentes saberes e metodologias da área das Artes, Humanidades (história, arte, literatura, arqueologia, música, geografia, etc.) e das Ciências Computacionais, com vista à realização de atividades de formação e capacitação, projetos de investigação, apoio aos investigadores, organização de eventos científicos e colaborações nacionais e internacionais.
  
'''3) European Association for Digital Humanities (EADH) -''' reúne e representa a área das Humanidades Digitais na Europa por meio de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de métodos e tecnologias, nas áreas relacionadas à história da arte, estudos culturais, história, processamento de imagens, estudos de linguagem e literatura, estudos de manuscritos e música, entre outros.  
+
'''3) [https://eadh.org/#_blank European Association for Digital Humanities (EADH)] -''' reúne e representa a área das Humanidades Digitais na Europa por meio de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de métodos e tecnologias, nas áreas relacionadas à história da arte, estudos culturais, história, processamento de imagens, estudos de linguagem e literatura, estudos de manuscritos e música, entre outros.  
  
'''4) Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO) -''' promove e dá suporte à pesquisa digital e ao ensino das disciplinas de artes e humanidades, atuando como uma organização baseada no senso de comunidade e no suporte à pesquisas de excelência.
+
'''4) [http://adho.org/#_blank Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO)] -''' promove e dá suporte à pesquisa digital e ao ensino das disciplinas de artes e humanidades, atuando como uma organização baseada no senso de comunidade e no suporte à pesquisas de excelência.
  
'''5) Network for Digital Methods in the Arts and Humanities (NeDiMAH) -''' lançado em maio de 2011, tem financiamento da European Science Foundation (ESF) e o objetivo de fomentar a investigação e a divulgação dos projetos na área das humanidades.
+
'''5) [http://archives.esf.org/coordinating-research/research-networking-programmes/humanities-hum/nedimah.html#_blank Network for Digital Methods in the Arts and Humanities (NeDiMAH)] -''' lançado em maio de 2011, tem financiamento da European Science Foundation (ESF) e o objetivo de fomentar a investigação e a divulgação dos projetos na área das humanidades.
  
'''6) Digital Curation Centre (DCC) -''' criado para ajudar a resolver os extensos desafios da preservação digital, curadoria digital e para liderar serviços de pesquisa, desenvolvimento, aconselhamento e suporte para instituições de ensino superior no Reino Unido.
+
'''6) [http://www.dcc.ac.uk/#_blank Digital Curation Centre (DCC)] -''' criado para ajudar a resolver os extensos desafios da preservação digital, curadoria digital e para liderar serviços de pesquisa, desenvolvimento, aconselhamento e suporte para instituições de ensino superior no Reino Unido.
  
'''7) Centro de Pesquisa e Competência em Digitalização em Berlim (digiS) -''' tem o papel de coordenação de projetos de digitalização em instituições de patrimônio cultural em Berlim, com consultoria técnica e criação de serviços para a apresentação e garantia da disponibilidade digital a longo prazo. O digiS vê sua tarefa de tornar as instituições designers ativas de sua prática digital e, assim, criar um novo acesso digital às coleções.
+
'''7) [http://www.digis-berlin.de/ Centro de Pesquisa e Competência em Digitalização em Berlim (digiS)] -''' tem o papel de coordenação de projetos de digitalização em instituições de patrimônio cultural em Berlim, com consultoria técnica e criação de serviços para a apresentação e garantia da disponibilidade digital a longo prazo. O digiS vê sua tarefa de tornar as instituições designers ativas de sua prática digital e, assim, criar um novo acesso digital às coleções.
  
'''8) American Art Collaborative (AAC) -''' um consórcio de 14 museus de arte nos Estados Unidos empenhados em estabelecer uma massa crítica de dados abertos vinculados (LOD) na web semântica.
+
'''8) [https://americanart.si.edu/about/american-art-collaborative#_blank American Art Collaborative (AAC)] -''' um consórcio de 14 museus de arte nos Estados Unidos empenhados em estabelecer uma massa crítica de dados abertos vinculados (LOD) na web semântica.

Edição atual tal como às 16h23min de 13 de setembro de 2021

Grupos e Laboratórios de Pesquisa

Dentre os resultados encontrados estão os grupos de pesquisa, laboratórios e/ou iniciativas que pesquisam, desenvolvem e aplicam métodos e tecnologias de Humanidades Digitais, no Brasil e no mundo.

Foram encontrados laboratórios e grupos de pesquisa a partir de pesquisas exploratórias no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, no Google e especificamente nos websites de algumas das grandes universidades do Brasil, como USP, UFMG, UFRJ, UFF, UFBA, com resultados coletados até setembro de 2021. Utiliza-se o termo “humanidades digitais” para retornos tanto específicos para nome do grupo, quanto para nome da linha de pesquisa e palavra-chave da linha de pesquisa, sem exclusão por regiões geográficas, porém não obtendo resultados de iniciativas cadastradas da região Norte do Brasil. Abaixo, listamos os resultados.


Nacionais

Centro-Oeste:

1) Laboratório do Ecossistema da Pesquisa Científica Brasileira (LaEPeCBr) - laboratório multidisciplinar do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, localizado em Brasília, no Distrito Federal. Possui predominância nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Informação e linhas de pesquisa nos temas de Ciência de Dados Aplicada e Humanidades Digitais.


Nordeste:

1) Comunidades Virtuais - realiza pesquisas nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, relacionadas à cultura digital, jogos digitais e suas conexões, localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBAIANO. Possui laboratórios como temas de suas linhas de pesquisa, como LabEHGameS - Laboratório de Ensino de História, Videogames e Simulações Digitais, Laboratório de Humanidades Digitais, Metodologias Informacionais e Multiletramentos e Observatório das Redes Sociais. Para saber mais sobre o grupo, acesse o site www.comunidadesvirtuais.pro.br.

2) GamerLab - Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarras e Mediações em Rede - realiza pesquisas nas áreas de Cognição Corporificada, Materialidades e Tecnologias da Comunicação, Crítica Pós-colonial da Ciência, Tecnologia e da Mídia e Humanidades Digitais e Letramentos Midiáticos, com predominância nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, localizado no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

3) Grupo de Pesquisa em Cultura, Conhecimento e Inovação - realiza atividades de pesquisa relacionadas à Ciência Aberta e Inovação Cidadã, Descolonização e Desclassificação do Conhecimento, com predominância na áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciência da Informação, localizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte.

4) Histórias das Afro-Américas e de afro-americanos/as - localizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Bahia, o grupo busca construir uma rede de conhecimento por meio de pesquisas nos temas de Cultura e Raça na Afro-América em perspectiva transnacional, estudos de trajetórias e associações negras no Pós-Abolição, Gênero, Raça e Classe na Afro-América em perspectiva transnacional e História Digital, predominando as Ciências Humanas e História.

5) METIC: memória, ética, tecnologia, informação e colecionismo - realiza pesquisas relacionadas às áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciência da Informação, com foco nos temas de Memória, Ética, Tecnologia, Informação e Colecionismo, localizado no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

6) Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA - realiza pesquisas sobre História Digital, Humanidade e subjetividade na era digital, Sociologia Digital, Webscraping e Mineração de dados para as Ciências Sociais, predominantemente nas áreas das Ciências Humanas e Sociologia, sendo parte da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para saber mais, acesse também o site http://www.labhd.ufba.br/.

7) Laboratório de Humanidades Digitais e Documentação Terminológica (LADOC) - realiza pesquisas nas áreas de Lingüística, Letras e Artes, como uma instituição do Centro de Educação de Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), propõe atividades nas linhas de pesquisa de caracterização, desenvolvimento e difusão de Inteligência Artificial e Tecnologias Sociais, Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB) e Projeto Pombalia (Pombal Global).

8) Memória em Papel - Grupo de pesquisas paleográficas, filológicas e históricas - realiza pesquisas nas áreas de Lingüística, Letras e Artes, localizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o grupo multidisciplinar pesquisa temas relacionados aos Estudos críticos e práticas em Humanidades Digitais, Memória e História, Paleografia, Codicologia e Edótica, Preservação, Conservação e Restauro. Para saber mais, acesse também o site http://www.memoriaempapel.pro.br/.

9) Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (OBSERVAMUS) - organiza-se como espaço de estudo e pesquisa, multidisciplinar e interdisciplinar, em questões relacionadas à Antropologia do Design, Antropologia e co-criação em Inovação Digital, Gestão patrimonial, direitos e políticas culturais, História da Antropologia, Memória social e educação patrimonial, Museus Digitais, Museus, objetos e coleções, Processos curatoriais e metacuradoria, Processos de Globalização e Patrimônios Culturais em Contextos Transnacionais, com predominâncias das áreas das Ciências Humanas e Antropologia, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

10) Pesquisas em Ciberpsicologia e Humanidades Digitais - o grupo busca a congregação de pesquisas em torno das problemáticas psicológicas e socioculturais suscitadas pelo uso das TICs, articulando teorias da psicologia e das ciências humanas, localizado na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Realiza pesquisas em três linhas distintas: o ciberespaço como dimensão espaço-temporal; a tecnologia digital, a robótica e a psicoterapia, em seus aspectos práticos e éticos; a violência digital e a ciberpredação sexual.

11) Laboratório de tecnologia da informação (LIBER) - é um laboratório multiusuário, ligado ao DCI da UFPE, voltado para a utilização e análise de Tecnologias do conhecimento.


Sudeste:

1) Memória e Sociedade da Informação - é um grupo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, localizado no Rio de Janeiro. Estuda as relações existentes entre o processo de produção, circulação e controle da informação na sociedade e a memória, com predominância nas áreas do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Informação, dividido em linhas de pesquisa sobre “Estudos críticos e práticas em Humanidades Digitais”, “Memória, Preservação e Tecnologias Sociais” e “Teoria da Memória, do Esquecimento e Disruptividade do Conhecimento na Era Digital”.

2) Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE) - grupo da USP que estuda simulações eletrônicas digitais, analisa e também cria conteúdos que facilitem e auxiliem o entendimento da Arqueologia e História. Algumas de suas abordagens são produção de material para mídias sociais, desenvolvimento de arqueojogos, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos interativos e outros.

3) Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL) - desenvolve um site para a divulgação de informações acadêmicas sobre a América Latina e possui um projeto chamado Observatório da Violência Policial e Direitos Humanos (OVP-DH) que coleta e analisa dados sobre violações de direitos humanos e abusos de legalidade feitos por agentes e instituições do Estado brasileiro contra a sua população, visando identificar padrões nas ocorrências para tentar diminuí-las e também cria grupos de apoio às vítimas, com suporte jurídico, psicológico ou de serviço social.

4) ConJor - Convergência e Jornalismo (UFOP) - grupo da Universidade Federal de Ouro Preto (originalmente da Universidade Federal de Santa Maria) que possui duas linhas de pesquisa principais: Estudos do Som e Métodos Digitais. Em Estudos do Som o foco são pesquisas sobre o rádio, mídias sonoras, e outros; e em Métodos Digitais discutem tendências de pesquisa em comunicação digital a partir de dados coletados e analisados por ferramentas automatizadas.

5) Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais, Filologia e Acervos de Escritores (UEFS) - grupo interdisciplinar que reflete sobre relações entre a cultura impressa e a digital e repensa metodologias de pesquisa a partir de tecnologias digitais e uso de computadores nas práticas investigativas, como coleta e análise de dados.

6) Hímaco - História, Mapas e Computadores (UNIFESP) - criado com a intenção de colaborar na utilização da tecnologia no ofício do historiador. Atualmente o grupo participa de um projeto com objetivo de fazer um mapeamento coletivo da história de São Paulo.

7) Humanitas Digitalis (USP) - grupo interdisciplinar onde os pesquisadores investigam como as tecnologias da informação e da comunicação e as mídias são utilizadas em diversas práticas culturais em ambientes virtuais, usando metodologias apoiadas na computação social, estratégias de visualização e técnicas de análise espacial de dados geográficos.

8) Idade Média e Humanidades Digitais (USP) - tem como objetivo debater novas questões que surgem com o advento de novas tecnologias, como a construção do conhecimento histórico, surgimento de novas historiografias (como videogames e simulações eletrônicas), aprimoramento de técnicas computacionais de análise que melhoraram e expandiram o leque metodológico da disciplina e outros.

9) Laboratório de Estudos Medievais (USP) - grupo que conta com núcleos em outras universidades do país e visa reunir pesquisadores da área de História Medieval no Brasil e no exterior, com propósito de desenvolver pesquisas em rede.

10) Laboratório de Humanidades Digitais (FGV) - criado em 2016, se propõe a refletir sobre o impacto das tecnologias digitais tanto na geração e na difusão do conhecimento – nos campos das Ciências Sociais e da História, da informação e da memória – como na sociedade, do local ao global, com especial interesse na realidade brasileira.

11) Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI - UNESP) - o grupo é focado em realizar pesquisas em Relações Internacionais, porém sempre se esforçando em aprimorar os aspectos básicos da metodologia do trabalho científico em ciências humanas e sociais. Essa ênfase provém da constatação da dificuldade das Ciências Humanas e Sociais no Brasil de incorporar novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das atividades de pesquisa.

12) LINCEU - Visões da Antiguidade Clássica (UNESP) - Utilizando instrumentos teóricos modernos, visa ampliar os estudos sobre Língua e Cultura Clássicas.

13) Mediatio - Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades (UFRJ) - possui uma linha de pesquisa sobre Humanidades Digitais e Mediações Socioculturais, onde estudam transformações socioculturais associadas aos conceitos de humanidades digitais.

14) Memória Digital: Arquivo e Documento histórico no Mundo Contemporâneo (UNICAMP) - o grupo faz parte do Centro de Humanidades Digitais IFCH-Unicamp e tem como objetivo estimular pesquisas no campo das humanidades digitais. Para isso buscam refletir, experimentalmente, sobre aspectos teóricos e metodológicos das mídias digitais, desenvolver técnicas de processamento de corpus arquivísticos e bibliográficos e criar e experimentar formas de conexão e difusão com a sociedade.

15) Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital (USP) - tem como proposta desenvolver estudos, diagnósticos, análises, pesquisas e debates sobre mercado de trabalho no entorno digital e competências digitais do profissional da informação.

16) Organização do Conhecimento e Humanidades Digitais (UFSCAR) - busca desenvolver estudos teóricos, epistemológicos e aplicados para refletir sobre a organização, representação, recuperação e acesso de recursos informacionais em tempos de humanidades e tecnologias digitais.

17) Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento (UFES) - o grupo busca solucionar um problema comum de acervos digitais através de estudos sobre métodos e técnicas específicos para curadoria, acesso e distribuição de acervos à sociedade em rede.

18) TRANSFOPRESS Brasil - Grupo de Estudos da Imprensa em Língua Estrangeira no Brasil (UNESP) - o grupo conta com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras e pesquisa sobre periódicos em língua estrangeira publicados no Brasil.Sediado na UNESP.

19) Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD) - promove atividades nas áreas das Humanidades Digitais e no tema da Curadoria e Gestão de Arquivos Digitais, sendo parte integrante do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos (DEPA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). De caráter multidimensional, tem a finalidade de integrar atividades de pesquisa, ensino e extensão para desenvolver soluções em preservação e gestão de acervos digitais.

20) Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LarHuD) - iniciativa do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade (IMeS), mantido na Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEPE) com o objetivo de incentivar a produção científica e tecnológica além de desenvolver ferramentas e metodologias mediadas no vasto campo das Humanidades intermediada pelas plataformas, ferramentas e registros digitais.

21) Laboratório Virtual de Humanidades Digitais (LaViHD) - desenvolve ambientes de apoio e ferramentas para acervos digitais, pretende funcionar como um pólo incubador e difusor de tecnologias de processamento de texto da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

22) Laboratório de Culturas e Humanidades Digitais (LabCult) - especializado em análises estruturais, metodologias e pesquisas sociais em ambientes digitais, com foco em temas, como Mediações, Informações, Cultura e Sociedade, Tecnologias e Humanidades Digitais. Faz parte da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

23) Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais - o grupo promove discussões relacionadas à realidade contemporânea das culturas computacionais e digitais e da produção cultural, mediada ou autoproduzida, pensando a questão da substituição do trabalho humano pelo trabalho de robôs, e a inteligência artificial substituindo o trabalho intelectual. Localiza-se no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

24) Laboratório de Humanidades (LABHUM) - A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde. Trata-se de um espaço aberto aos alunos de graduação, pós-graduação, docentes e funcionários da UNIFESP, assim como para estudantes de outras universidades.

25) NEPEHD - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais - de natureza interdisciplinar, o NEPEHD se organiza no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, Minas Gerais. Desenvolve pesquisas no campo das Humanidades Digitais fomentando a interdisciplinaridade entre três áreas do saber: Educação, Geografia e História.

26) Iconicity Research Group (IRG) - grupo de pesquisa interdisciplinar, dedicado a estudar os processos icônicos nas artes, ciências, filosofia e literatura. Faz parte do Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.


Sul:

1) Literatura e mobilidades sociais e culturais (UFPR) - grupo com pesquisadores estrangeiros e esforços interdisciplinares, têm como linha de pesquisa “Alteridade, mobilidade e tradução”. Alguns de seus projetos focam na documentação de acervos em língua alemã no Brasil.

2) TEMA DIDÁTICO - Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos (UFSC) - focado em discutir temáticas nas áreas de educação, tecnologia e materiais didáticos. Privilegia estudos dentro e para a escola para compreender o impacto da era digital na mesma.


Rede (mais de uma região geográfica):

1) Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) - é o laboratório núcleo do Media Lab Brasil, uma rede composta por três universidades – UFG, UnB e UNIFESSPA. A rede Media Lab/BR se dedica à pesquisa, desenvolvimento e inovação em mídias interativas, com forte atuação cultural, social e artística, gerando impacto no desenvolvimento humano e científico.

2) INTERNETLAB - centro independente de pesquisa interdisciplinar que promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de direito e tecnologia, sobretudo no campo da Internet. AHDig: Associação das Humanidades Digitais

3) Associação das Humanidades Digitais (AHDig) - é uma rede de pesquisadores unidos pela língua portuguesa e pela inclusão da perspectiva digital em seus horizontes de pesquisa, criada em 2013.


Internacionais

1) La Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD) - é uma comunidade aberta com o objetivo de promover a investigação, transmissão e difusão do conhecimento do campo das Humanidades Digitais.

2) Laboratório de Humanidades Digitais (IHC) - o Lab_HD, da Universidade NOVA de Lisboa, tem como missão proporcionar um espaço interdisciplinar para diferentes saberes e metodologias da área das Artes, Humanidades (história, arte, literatura, arqueologia, música, geografia, etc.) e das Ciências Computacionais, com vista à realização de atividades de formação e capacitação, projetos de investigação, apoio aos investigadores, organização de eventos científicos e colaborações nacionais e internacionais.

3) European Association for Digital Humanities (EADH) - reúne e representa a área das Humanidades Digitais na Europa por meio de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de métodos e tecnologias, nas áreas relacionadas à história da arte, estudos culturais, história, processamento de imagens, estudos de linguagem e literatura, estudos de manuscritos e música, entre outros.

4) Alliance of Digital Humanities Organizations (ADHO) - promove e dá suporte à pesquisa digital e ao ensino das disciplinas de artes e humanidades, atuando como uma organização baseada no senso de comunidade e no suporte à pesquisas de excelência.

5) Network for Digital Methods in the Arts and Humanities (NeDiMAH) - lançado em maio de 2011, tem financiamento da European Science Foundation (ESF) e o objetivo de fomentar a investigação e a divulgação dos projetos na área das humanidades.

6) Digital Curation Centre (DCC) - criado para ajudar a resolver os extensos desafios da preservação digital, curadoria digital e para liderar serviços de pesquisa, desenvolvimento, aconselhamento e suporte para instituições de ensino superior no Reino Unido.

7) Centro de Pesquisa e Competência em Digitalização em Berlim (digiS) - tem o papel de coordenação de projetos de digitalização em instituições de patrimônio cultural em Berlim, com consultoria técnica e criação de serviços para a apresentação e garantia da disponibilidade digital a longo prazo. O digiS vê sua tarefa de tornar as instituições designers ativas de sua prática digital e, assim, criar um novo acesso digital às coleções.

8) American Art Collaborative (AAC) - um consórcio de 14 museus de arte nos Estados Unidos empenhados em estabelecer uma massa crítica de dados abertos vinculados (LOD) na web semântica.